top of page
Buscar

COSEMS-RS promove oficina sobre a reorganização dos blocos de financiamento do SUS


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) promoveu, em Porto Alegre, nos dias 7, 8 e 9 de março, a Oficina “A reorganização dos blocos de financiamento do SUS”.

Aproximadamente, 900 gestores e profissionais vinculados às Secretarias de Saúde, Fazenda e Administração de todo o Estado participaram da Oficina. Foram debatidos as alterações dos blocos de financiamento do SUS que entraram em vigor a partir do exercício de janeiro de 2018. O objetivo da oficina foi o esclarecimento para o público envolvido da metodologia de utilização dos recursos financeiros, além do monitoramento, avaliação e acompanhamento da execução dos instrumentos de gestão e o formato das prestações de contas.

O evento contou com a participação da assessora técnica do CONASEMS, Blenda Leite, e o diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antônio Carlos Junior. A abertura da Oficina foi feita pelo presidente do COSEMS/RS e secretário municipal de saúde de Piratini/RS, Diego Espíndola. O presidente ressaltou que “a capacitação tem, por objetivo, evitar que os gestores não recebam a transferência dos valores e auxiliar as administrações para o uso correto da transferência desses recursos”.

A equipe técnica do COSEMS/RS continuará monitorando a necessidade de outras formações, acolhendo secretários municipais de saúde e apoiadores para um melhor planejamento local em saúde dos municípios gaúchos.

Fotos: Nathália Jung


bottom of page