top of page
Buscar

Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) emite nota nº152/2018


A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) alerta para a situação da distribuição de imunobiológicos. Para as vacinas em esquema de substituição, para a região sul, foi fornecida a vacina tetra viral.

No entanto, a vacina meningocócica C teve distribuição de apenas 36% da cota mensal dos estados, devido a atraso na entrega do laboratório produtor (Fundação Ezequiel Dias – FUNED). Ressaltamos que existe um estoque estratégico para situações emergenciais, onde a CGPNI deverá ser contatada.

Referente aos soros, eles também estão sendo produzidos e distribuídos de forma parcial. Quem faz a análise é a Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses do Ministério da Saúde, que leva em consideração a situação epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos, os estoques nacional e estaduais, bem como o cronograma de entregas.

A produção tem sido realizada de forma parcial, devido à suspensão da produção da Funed para cumprir as normas definidas por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF) exigidas pela ANVISA. Além disso, no mês de junho/2018 os laboratórios IVB e Butantan solicitaram reprogramação dos cronogramas de entregas previstos nos contratos vigentes, o que, também, impacta na distribuição.

Conforme explicitado acima, a vacina meningocócica C tem situação crítica de abastecimento para a rotina do mês de julho/2018. Reforça-se que o Ministério da Saúde tem envidado todos os esforços possíveis para garantir a manutenção da distribuição de todos os imunobiológicos.

As autorizações das solicitações estaduais de imunobiológicos referentes à rotina do mês de julho/2018 foram realizadas no Sistema de Informação em Insumos Estratégicos - SIES no dia 07 de julho de 2018. A chegada dos produtos aos estados dependerá da disponibilidade dos voos a serem agendados pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (CENADI).


bottom of page