top of page
Buscar

Confira as pautas abordadas na reunião da SETEC/RS de outubro


Aconteceu na manhã de hoje, 09/10, no Auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul – NES/RS, em Porto Alegre, a reunião da SETEC/RS do mês de outubro, onde os principais pontos pautados foram:

- Encontro de contas que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul propõe, com uma nova proposta, onde a CIB exige menos documentos para habilitar os municípios, facilitando o processo.

- Pauta nacional, do CONASEMS, aonde o presidente da entidade, Mauro Junqueira, vem acompanhando junto ao gabinete do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o tema referente à reposição do Mais Médicos. Trata-se de uma pauta que é preocupação de diversos municípios gaúchos que, com a falta de médicos nas equipes, tiveram o bloqueio de recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde, por conta dessa diminuição de efetivo.

- Canoas: Rever a situação da urgência e emergência, revisando fluxos e retaguarda a fim de melhorar o acesso dos usuários. Atualmente, o município da região metropolitana atende 114 cidades, em especial, pacientes que necessitam de atendimento em traumatologia pelo SUS, no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), do Hospital Universitário da ULBRA e das UPAs 24h.

- Acionamento automático do SAMU, por meio dos enfermeiros, auxiliando os médicos na central de regulação. É uma proposta onde o Rio Grande do Sul é precursor e pode servir de modelo para todo o Brasil. Ainda sobre o serviço, tratou-se da regulação inversa, uma luta antiga do COSEMS/RS, que permite que os próprios secretários possam acionar suas equipes quando não se tem a resposta imediata do SAMU.

Amanhã, 10/09, 9h30min, na Sala de Reuniões da Direção Geral, no 5º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre/RS, acontece a reunião da CIB/RS.


bottom of page