top of page
Buscar

COSEMS/RS lamenta a saída de médicos cubanos do Programa Mais Médicos


O COSEMS/RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, vem a público manifestar o lamento pela interrupção da cooperação técnica entre a organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba, que possibilitava o trabalho de cerca de 8.500 médicos no Programa Mais Médicos. Estima-se que 29 milhões de brasileiros serão diretamente afetados com a medida.

No Rio Grande do Sul, não será diferente. Dos 497 municípios gaúchos, 384 contam com médicos do Programa Mais Médicos, preenchendo 1.310 vagas, destas, 625 ocupadas por médicos cubanos, 390 por intercambistas de outros países e, apenas, 186 por profissionais com CRM no Brasil. Ressalta-se, ainda, que, mesmo com o reforço proveniente do Programa Mais Médicos, ainda existe um déficit de 109 vagas em aberto.

Portanto, emitimos o alerta aos gestores em saúde no Rio Grande do Sul que, após reunião do presidente do CONASEMS, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, com a embaixada cubana no Brasil, foi-lhe informado que os médicos cubanos retornarão ao país de origem, em sua totalidade, dentro de um mês, a partir de 25 de novembro. Dessa forma, o COSEMS/RS solicita ao Ministério da Saúde a imediata publicação, em caráter emergencial, de edital para a contratação de novos médicos, visando à reposição das vagas que, agora, se abriram. Reforçamos que o Ministério da Saúde foi informado pelo Conselho Federal de Medicina e pelo CONASEMS que existem médicos suficientes no Brasil para substituírem os profissionais cubanos.

Por fim, o COSEMS/RS pede que o encaminhamento dos médicos cubanos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, seja feito de forma cordial e atenciosa, garantindo-lhes a dignidade e o agradecimento pelos serviços prestados ao SUS em nosso país, mas, sobretudo, no Rio Grande do Sul. Isso é resultado direto dos 85% de aprovação, por parte dos usuários, que o Programa Mais Médicos recebe.

Diego Espíndola

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS


bottom of page