Buscar

Parabéns, Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul!


Em virtude da passagem do Dia do Bebê, celebrado em 23 de novembro, e da Semana Estadual do Bebê, instituídos no calendário oficial do Rio Grande do Sul, por decreto, desde 2003, o COSEMS/RS saúda os 15 anos do Primeira Infância Melhor – PIM/RS. Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se por meio de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

O PIM/RS é uma experiência multidisciplinar inspirada no projeto Educa Tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep), de quem inicialmente recebeu apoio para a implantação. Multidisciplinar, pois pretende desenvolver a formação do ser humano, integralmente, a partir de uma infância melhor, através do eixo família, comunidade e intersetorialidade e da integralidade no cuidado, que envolve as áreas da saúde, assistência social e educação, por meio da presença, da proximidade, em suma, da visitação domiciliar. É o Estado indo até os bebês, futuros cidadãos, e cuidado dos mesmos.

Num curto espaço de tempo, as visitas domiciliares contribuem com o desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e de comunicação do bebê. Já a médio e longo prazo, os ganhos são humanos, estabelecendo vínculos familiares saudáveis, diminuição da evasão escolar e dos índices de repetência, além do gosto pelo estudo. O PIM/RS inicia as suas ações no período de gestação e termina contribuindo com o planejamento familiar e com o desenvolvimento sócio-econômico dos gaúchos do amanhã, reduzindo desigualdades sociais, um legado formidável ao Estado.

O Primeira Infância Melhor, além de um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), é um dos pilares para as iniciativas previstas na Ação Brasil Carinhoso, do Governo Federal, e reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) manifesta o seu orgulho pelo PIM/RS, um programa genuinamente gaúcho, exitoso, uma verdadeira façanha que é levada de modelo a toda terra.

Vida longa ao Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul. Um projeto gauchesco, brasileiro e latinoamericano!

Diego Espíndola

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS.


47 visualizações

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Sepúlveda, nº 53 - 
Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2020.