top of page

Reunião com secretária Arita Bergmann

  • 6 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Aconteceu, no dia de ontem, 04 de janeiro de 2019, a primeira reunião entre o COSEMS/RS, na figura do presidente da entidade, Diego Espíndola, e a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. Entre as pautas abordadas no encontro, que dá início aos trabalhos da nova gestão estadual, está a instituição de uma comissão para revisão dos contratos, de caráter técnico, para análise dos firmamentos entre prestadores de serviços e os municípios. Além disso, será feita uma avaliação dos incentivos e do cofinanciamento estadual, a fim de conferir a eficácia dos mesmos diante das diferentes realidades vividas nas mais variadas regiões do Rio Grande do Sul.

Ademais, será feito um levantamento da produção dos serviços de média e alta complexidade contratados pela SES, também com o intuito de analisar as necessidades específicas de cada região. Também foi tema da reunião a distribuição de serviços da RUE nas regiões de saúde, emergências, UBS’s e USA’s, além da análise do perfil das CRS’s, cujo objetivo é avaliar a resolutividade das mesmas. A revisão da regionalização da rede materno-infantil também foi abordada.

Ainda, foi proposta a instituição de um sistema integrado de regulação única no Estado, uma necessidade para organizar processos e demandas com o objetivo de qualificar o cuidado e ampliar o acesso ao SUS. Foi discutido o fomento da Câmara Estadual de Compensação do RS, revendo a atual situação da mesma. A Câmara Estadual de Compensação do RS foi instituída a partir da Resolução CIB/RS de nº 358/14 e possui caráter técnico, organizado em colegiado composto pelos representantes da SES/RS e representantes do COSEMS/RS.

Também foi realizado um levantamento de recursos em atraso pela SES, segundo o vínculo e competência. E para fechar a reunião, foi proposta a incorporação da nova modalidade de financiamento da saúde, em dois blocos, pela SES/RS, seguindo o modelo executado pelo Ministério da Saúde.


 
 
 

Comentários


+ Contato.png

Obrigado! Mensagem enviada.

Fale conosco

Fone: (51) 3388-5918 
WhatsApp: (51) 99985-0780

E-mail: contato@cosemsrs.org.br


Sede Institucional: Rua Siqueira Campos, 1171, 7º andar, Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 900.10-001.

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2022.

LogosRodapé.png
bottom of page