top of page
Buscar

FRONTEIRA OESTE INICIA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE


A Secretaria da Saúde (SES) inicia esta semana a implantar a Planificação da Atenção à Saúde nos onze municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Alegrete. A secretária Arita Bergmann esteve na cidade nesta segunda-feira (8) para o evento de abertura e a assinatura do termo de adesão à Planificação, junto aos municípios participantes. O processo busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

"Essa região está de parabéns por dar início ao processo de planificação da saúde. Queremos qualificar o atendimento e melhorar os indicadores. Vamos juntos realizar o que o governo do Estado quer para essa região, escolhida para ter a planificação, que é melhorar o atendimento na saúde", disse Arita.

O prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, agradeceu a secretária por "trazer o governo do Estado para a nossa região”. “Sabemos o esforço da gestão estadual para colocar as contas em dia”, completou.

A Planificação

“Uma Atenção Primária em Saúde robusta pode responder entre 80 a 90% das demandas dos usuários. Existem diretrizes a serem seguidas para garantir o cuidado qualificado nos postos e diminuir encaminhamentos desnecessários à atenção especializada”, explica a coordenadora estadual da Atenção Básica, Raíssa Barbieri Ballejo Canto.

Como hoje essa não é a realidade do SUS no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES) está implantando a Planificação a fim de diminuir filas, substituir fichas pelo acolhimento com classificação de risco e responder às demandas dos usuários - o máximo possível - dentro dos postos de saúde.

Raíssa também defende que o fortalecimento da Atenção Primária é essencial para qualificar a assistência aos usuários por meio da promoção da saúde e prevenção de agravos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e visando a sustentabilidade do SUS.

Para que isso seja realizado, a Planificação reúne ações educacionais voltadas a aprimorar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, por meio de oficinas teóricas e tutorias.

Fonte: SES-RS.


bottom of page