Aconteceu na última sexta-feira (19), a III Oficina de Identificação de Necessidades e Prioridades de Saúde, que faz parte do Planejamento Regional Integrado na Região 21, composta por 22 municípios da Região Sul do estado. O evento foi promovido pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS), juntamente com o controle social. O objetivo foi identificar as necessidades de saúde da região para finalizar o Diagnóstico Regional de Saúde.
De acordo com a técnica da coordenadoria, Maria Carolina Meirelles, “é importante dizer da relevância de se planejar, a partir da identificação de necessidades, com base na análise situacional de um determinado território”. Esse foi o resultado de um esforço coletivo de trabalhadores da coordenadoria, dos municípios, de gestores, do COSEMS/RS, de conselheiros municipais e outros atores sociais da região.
Conforme a apoiadora da macrorregião Sul do COSEMS/RS, Janise Montanari, esse trabalho do Planejamento Regional Integrado é o resultado da construção coletiva de todos os atores da região Sul. O Diagnóstico Regional deve ser aprovado em reunião na Comissão Intergestores Regional (CIR), no dia 26 de julho, no município de São José do Norte/RS.
O evento ocorreu no prédio da AZonaSul, no município de Pelotas/RS.