top of page
Buscar

COSEMS/RS VISITA BANCADA GAÚCHA EM BRASÍLIA POR MAIS RECURSOS NA SAÚDE


Ontem, o COSEMS/RS, por meio do secretário municipal de saúde de Novo Hamburgo e membro da diretoria, Naasom Luciano da Rocha, se fez presente no Congresso Nacional para sensibilizar e solicitar aos deputados federais a captação e destinação de emendas parlamentares coletivas da bancada do Rio Grande do Sul para o próximo ano. O objetivo é canalizar recursos financeiros para novos investimentos em saúde no estado gaúcho.

Tal iniciativa vem ocorrendo por parte da diretoria do COSEMS/RS desde março, com vistas a angariar maiores investimentos da bancada parlamentar gaúcha em serviços de atendimento regional, para maior abrangência populacional de referência.

O secretário Naasom destacou a necessidade de mais recursos para investimentos na área da saúde em regiões que têm menor concentração populacional, considerando que 338 municípios têm menos de 20 mil habitantes, representando 78% das cidades gaúchas e, por consequência, demandam um número maior de pontos de atenção de menor porte, porém, com capacidade resolutiva de forma efetiva.

Esses municípios compõem regiões de saúde menores, na esfera demográfica, do Rio Grande do Sul, mas que há necessidade reconhecida, do ponto de vista epidemiológico, de serviços com capacidade tecnológica para diagnóstico, consultas, tratamentos e reabilitações. A finalidade é evitar o deslocamento do paciente por tempo superior a 2 horas por rodovias e estradas do estado.

O COSEMS/RS ressaltou a importância da destinação de emendas parlamentares de bancada para financiamento de serviços em Regiões de Saúde com vazios assistenciais de serviços especializados, com ênfase na média complexidade em saúde, e que a partir destes investimentos financeiros irão ampliar a oferta de assistência à saúde a população usuária do SUS.


bottom of page