O Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual (CER), inaugurado no dia 22 de maio de 2019, foi habilitado pelo Ministério da Saúde a receber o valor mensal de R$ 200 mil para o custeio das atividades ali realizadas. Hoje, foi publicada a Portaria nº 2.612, no Diário Oficial da União, que o habilita a receber os recursos federais que possibilitarão o atendimento dos 23 municípios que compõem o Litoral Norte. O trabalho é um esforço conjunto da prefeitura municipal e da secretaria municipal da saúde de Osório, por meio do prefeito Eduardo Abrahão, do secretário da pasta, Emerson Magni, e da secretária estadual de saúde, Arita Bergmann. É válido ressaltar que, até então, o CER, referência regional, atendia 10 municípios.
CER TRANSFORMA VIDAS!
O CER já cumpre o papel de dar qualidade de vida aos moradores da região. Bebês, crianças e adultos encontram ali atendimento de excelência, como é o cado da moradora de Osório, Elisa Terezinha Lopes Ferreira, que não tem a perna direita e hoje, graças ao CER, ganhou uma prótese especialmente feita para ela. “Foi mais do que um presente, foi um recomeço”, comemorou.
COMO SER ATENDIDO PELO CER:
Para buscar os serviços oferecidos pelo CER, atualmente gerido pelo Instituto Maria Schmitt, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) do bairro onde mora, e a mesma fará o encaminhamento de acordo com o perfil necessário para o atendimento.