Buscar

QUALIFICAÇÃO DAS REGIÕES 29 E 30: FORTALECENDO O SUS


O seminário interativo: Novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária à saúde, aconteceu no dia 17 de dezembro, pelo turno da manhã, em Lajeado. O seminário foi ministrado pelas Assessoras Técnicas do COSEMS/RS, Maria Alessandra Albuquerque e Ana Paula Capellari. Na ocasião estiveram inscritas e presentes,42 profissionais, entre eles, gestores e técnicos das regiões 29 (Nova Bréscia, Arroio do Meio, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Lajeado, Muçum, Anta Gorda, Santa Clara do Sul, Progresso, Relvado, Roca Sales, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro, São José do Herval,Forquetinha, Capitão,Cruzeiro do SulPouso Novo e Putinga) e 30 (Imigrantes, Colinas, Bom retiro do Sul, Paverama, Poço das Antas, Estrela, Teutonia, Fazendo Vilanova, e Westfália) de saúde.

Durante o seminário, foi apresentadoa mudança de modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, instituído pela Portaria nº, de 2.979 de 12 de novembro de 2019. A apresentação foi direcionada através dos blocos de capacitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, com o retrato de cada município que contempla as regiões 29 e 30, visando a qualificação do gestor para o novo modelo de financiamento.

No período da tarde, ocorreu a reunião extraordinária do COSEMS sobre regulação de acesso, desempenho de teto MAC e Câmara de compensação com os gestores representantes das regiões de Lajeado, Imigrantes, Colinas, Nova Bréscia, Relvado, Roca sales, Anta Gorda, Poço das Antas, Bom retiro do Sul, Santa Clara do Sul, Doutor Ricardo, Teutonia, Muçum, Westfália, Estrela, São Valentim do Sul, Capitão, Travesseiro, Progresso, Fazenda VilaNova, Coqueiro Baixo, Paverama. A reunião contou com o apoio técnico das Assessoras Técnicas do COSEMS, Apoiadora Institucional das regiões e participação da 16º CRS.

Para os representantes das regiões 29 e 30, Fabiano Mueller Lemos e Regiane Mollmann, o evento oportunizou aos gestores avaliar as estratégias implantadas em seu território e os seus impactos, como a nova forma de financiamento, bem como a importância de qualificar as equipes, trazendo para o espaço discussões e trocas de experiências.


81 visualizações

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Sepúlveda, nº 53 - 
Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2020.