Diante do pronunciamento em rede nacional, proferido pelo Presidente da República, na noite de ontem, 24 de março, que desvalorizou todo o esforço e negou todas as recomendações para o combate à pandemia do coronavírus (COVID-19), inclusive de caráter internacional, vimos respeitosamente nos posicionarmos e reafirmarmos que os esforços continuarão com maior intensidade, dia após dia.
As Secretarias Municipais de Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, conjuntamente com a própria população, não somente gaúcha, mais de todo país, tem lutado diariamente para enfrentar ao novo coronavírus, despindo-se dos próprios costumes, mesmo os mais tradicionais de um povo, para que com total êxito saíamos vitoriosos desta batalha que afeta à todas nações.
Infelizmente, contrariando nossas expectativas em virtude do esperado pela autoridade máxima do país, recebemos com espanto, os graves apontamentos e críticas feitas as medidas tomadas pelos demais governantes do Estado brasileiro, os quais têm o mesmo grau de legitimidade perante a população. O referido pronunciamento, nos colocou em descrédito, inclusive as medidas e ações de caráter nacional, adotadas pelo Ministério da Saúde, que tem tomado a frente de todos esforços para a condução de organização das diretrizes a serem seguidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, diante ao enfrentamento do Coronavírus no país. Onde todos os milhares de trabalhadores deste sistema e os gestores que a frente dele estão em cada município e estado, têm se dedicado arduamente e de forma incansável, para tomarem as medidas mais adequadas e preveníveis pela saúde da sua população, para que ninguém sofra, o tanto que outros países hoje sofrem, com famílias incompletas.
Devido a este tipo de posicionamento, em respeito a todos os gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, nos vemos obrigados apenas a não permitir que pronunciamentos deste caráter e magnitude, sejam levados em conta, evitando assim, que seja destoado o foco que devemos ter na condução desta pandemia, para que possamos sim, todos juntos no momento adequado voltarmos ao nosso cotidiano e não somente, parte da população que tenha um bom desenvolvimento atlético.
Baixe as bandeiras políticas, e neste momento, levante a bandeira do Sistema Único de Saúde!
Independente de quais sejam elas ou a identidade ideológica, é necessário neste momento, diante do papel essencial que temos frente a tomada de decisão, com coerência e discernimento quanto gestores públicos, como nos cabe, a partir do momento em que uma nação lhe confiou tal incumbência, nos despirmos das crenças limitantes e lutarmos por uma só causa, ideológico e por uma só bandeira, sendo está, a do SUS!
Entendemos também a complexa tarefa de manter a economia aquecida, inclusive para que os serviços públicos de saúde, sigam em funcionamento pleno para atender a população, a final de contas, é no município que tudo acontece, não somos desconhecidos desta realidade, pois a vivemos na prática, não só no papel. Mas o que nos cabe, neste momento, em dimensões incalculáveis, é lidarmos com a defesa da vida, da vida de milhões de brasileiros.
Este pronunciamento, se designa não somente aos trabalhadores e gestores do SUS gauchesco e brasileiro, mas sim, a todos e todas, que diariamente estão lutando de forma incansável, para garantir atendimento a população, que neste momento nos demanda cuidado em caráter nacional, para mais de 210 milhões de brasileiros, para estas pessoas, o nosso fiel e sincero reconhecimento.
É hora de unificar, de somar esforços e não de subtrair e tão menos, polarizar. A população gaúcha, reafirmamos nosso compromisso com a saúde de todos e todas, dia e noite, até que tenhamos dias melhores! Reafirmamos, nós do COSEMS/RS, estamos aqui para defender a saúde de todo povo, gauchesco e brasileiro!
Cordialmente, Diego Espíndola Presidente Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul