top of page
Buscar

CARTA AOS SECRETÁRIOS/AS, TRABALHADORES/AS DO SUS NO RIO GRANDE DO SUL, APÓS PRONUNCIAMENTO DA PRESI


Diante do pronunciamento em rede nacional, proferido pelo Presidente da República, na noite de ontem, 24 de março, que desvalorizou todo o esforço e negou todas as recomendações para o combate à pandemia do coronavírus (COVID-19), inclusive de caráter internacional, vimos respeitosamente nos posicionarmos e reafirmarmos que os esforços continuarão com maior intensidade, dia após dia.

As Secretarias Municipais de Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, conjuntamente com a própria população, não somente gaúcha, mais de todo país, tem lutado diariamente para enfrentar ao novo coronavírus, despindo-se dos próprios costumes, mesmo os mais tradicionais de um povo, para que com total êxito saíamos vitoriosos desta batalha que afeta à todas nações.

Infelizmente, contrariando nossas expectativas em virtude do esperado pela autoridade máxima do país, recebemos com espanto, os graves apontamentos e críticas feitas as medidas tomadas pelos demais governantes do Estado brasileiro, os quais têm o mesmo grau de legitimidade perante a população. O referido pronunciamento, nos colocou em descrédito, inclusive as medidas e ações de caráter nacional, adotadas pelo Ministério da Saúde, que tem tomado a frente de todos esforços para a condução de organização das diretrizes a serem seguidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, diante ao enfrentamento do Coronavírus no país. Onde todos os milhares de trabalhadores deste sistema e os gestores que a frente dele estão em cada município e estado, têm se dedicado arduamente e de forma incansável, para tomarem as medidas mais adequadas e preveníveis pela saúde da sua população, para que ninguém sofra, o tanto que outros países hoje sofrem, com famílias incompletas.

Devido a este tipo de posicionamento, em respeito a todos os gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, nos vemos obrigados apenas a não permitir que pronunciamentos deste caráter e magnitude, sejam levados em conta, evitando assim, que seja destoado o foco que devemos ter na condução desta pandemia, para que possamos sim, todos juntos no momento adequado voltarmos ao nosso cotidiano e não somente, parte da população que tenha um bom desenvolvimento atlético.

Baixe as bandeiras políticas, e neste momento, levante a bandeira do Sistema Único de Saúde!

Independente de quais sejam elas ou a identidade ideológica, é necessário neste momento, diante do papel essencial que temos frente a tomada de decisão, com coerência e discernimento quanto gestores públicos, como nos cabe, a partir do momento em que uma nação lhe confiou tal incumbência, nos despirmos das crenças limitantes e lutarmos por uma só causa, ideológico e por uma só bandeira, sendo está, a do SUS!

Entendemos também a complexa tarefa de manter a economia aquecida, inclusive para que os serviços públicos de saúde, sigam em funcionamento pleno para atender a população, a final de contas, é no município que tudo acontece, não somos desconhecidos desta realidade, pois a vivemos na prática, não só no papel. Mas o que nos cabe, neste momento, em dimensões incalculáveis, é lidarmos com a defesa da vida, da vida de milhões de brasileiros.

Este pronunciamento, se designa não somente aos trabalhadores e gestores do SUS gauchesco e brasileiro, mas sim, a todos e todas, que diariamente estão lutando de forma incansável, para garantir atendimento a população, que neste momento nos demanda cuidado em caráter nacional, para mais de 210 milhões de brasileiros, para estas pessoas, o nosso fiel e sincero reconhecimento.

É hora de unificar, de somar esforços e não de subtrair e tão menos, polarizar. A população gaúcha, reafirmamos nosso compromisso com a saúde de todos e todas, dia e noite, até que tenhamos dias melhores! Reafirmamos, nós do COSEMS/RS, estamos aqui para defender a saúde de todo povo, gauchesco e brasileiro!

Cordialmente, Diego Espíndola Presidente Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul


bottom of page