top of page
Buscar

PARCERIA ENTRE O COSEMS/RS E A SES VIABILIZA DOAÇÃO DE ÁLCOOL


Por meio da parceria entre o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS e a Secretaria de Estado da Saúde –SES se viabilizou a doação de álcool da União da Indústria da Cana de Açúcar – UNICA para o Estado do Rio Grande do Sul.

Ao todo no mês de março foram doados 70.000 litros de álcool, sendo que destes, 35.000 litros foram destinados a Pelotas e os outros 35.000 para Santa Rosa. A escolha dos municípios foi através de uma análise que considerou os que possuem hospitais que são referência para o COVID-19 e serviços de Atenção Primária em Saúde que precisam estar regularmente higienizados, tanto quanto os hospitais pelas normativas da ANVISA. O cálculo foi baseado no número de leitos dos hospitais e no tamanho médio das unidades, pois conforme recomendação, é necessária a utilização de 165ml de álcool por m². Ainda se destaca, que quanto maior a rede de serviços, maior o volume de álcool necessário, conforme disponibilidade mais baixa de estoque deste produto em determinados municípios.

Em Pelotas trabalharam cerca de 50 voluntários do Instituto Federal Sul Rio-grandense, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas, que em uma fábrica de refrigerantes, cuja produção parou para o projeto, engarrafaram cerca de 38 mil litros de álcool etílico 70% que foram distribuídos pela Defesa Civil. Em Santa Rosa a empresa Camera se responsabilizou pelo processo e um grupo de jovens do Rotary Club de Santa Rosa auxiliou nos rótulos. A Defesa Civil do RS e as Coordenadorias de Saúde ficaram encarregadas da logística de retirada e distribuição do álcool líquido.


bottom of page