top of page
Buscar

A história que vem fortalecendo a Saúde Pública no Rio Grande do Sul


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) foi fundado em 1986, com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde nos municípios do estado. Desde sua criação, o COSEMS/RS tem se dedicado a representar os interesses das secretarias municipais de saúde, promovendo a integração e a cooperação entre os gestores municipais e os demais atores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cosems vem trabalhando ao longo da história de forma permanente no intercâmbio e na troca de experiências com a finalidade de qualificar a gestão municipal de saúde, visando o fortalecimento da saúde pública da população do Rio Grande do Sul.  Cacildo Delabary - Presidente do Cosems e Secretário Municipal de Saúde de Lavras do Sul. 

Ao longo dos anos, o conselho evoluiu significativamente, ampliando sua atuação e consolidando-se como uma instituição fundamental para a saúde pública no Rio Grande do Sul. Com diversas ações de educação permanente, assessoria técnica, apoio institucional e articulação estratégica, o COSEMS/RS tem desempenhado um papel importante para  implementação de políticas de saúde eficazes e na melhoria dos serviços prestados à população.


Desde sua fundação, o COSEMS/RS tem alcançado diversas conquistas importantes, incluindo a melhoria da gestão dos recursos da saúde, apoio para implementação de programas e a participação ativa nas discussões juntamente com o estado e o governo federal. 


Nestes 38 anos, destaco o apoio regional e a assessoria técnica que promovem a interligação e a qualificação da gestão em saúde no RS. O Cosems também exerce uma mediação crucial em políticas públicas, essencial para o fortalecimento da saúde pública em todos os municípios, sejam eles pequenos, médios ou grandes, garantindo uma atuação eficiente e ágil.  Guilherme Ribas - Ex-Presidente do Cosems e Secretário Municipal de Saúde de Santa Maria 

No entanto, o COSEMS/RS também enfrenta desafios significativos, como as dificuldades na gestão de crises sanitárias, como a pandemia de COVID-19, e alterações climáticas que impactaram os municípios do RS, que exigiram esforços tripartite 


Nos últimos anos, fomos desafiados pela pandemia de COVID-19, que demandou uma organização minuciosa dos municípios em relação aos leitos de retaguarda, atendimento na atenção primária à saúde, recursos e a vacinação. Este foi um período extremamente sensível para a saúde pública dentro dos territórios. Nesse contexto, a organização e o planejamento do Cosems se mostraram essenciais para o desenvolvimento estratégico de ações que mitigassem o cenário.Além disso, estamos enfrentando um grande desafio devido à crise climática, que desde setembro vem afetando de forma drástica os municípios do Rio Grande do Sul. A atuação do conselho, de forma tripartite, tem sido crucial para proporcionar uma resposta unificada e ágil na organização dos municípios diante das catástrofes. Essa colaboração tem sido vital para a resiliência e a recuperação das comunidades impactadas, garantindo que ações coordenadas sejam implementadas eficazmente para enfrentar essas adversidades. Diego Espíndola - Secretário- Executivo e Ex- Presidente do Cosems

O futuro do COSEMS/RS conta com diversas iniciativas para continuar fortalecendo as políticas de saúde nos municípios do Rio Grande do Sul. Entre as novas iniciativas, destacam-se a implementação de tecnologias avançadas para a gestão dos sistemas de informação da saúde, a promoção de programas de educação continuada para profissionais de saúde e o acompanhamento das monitoramento e avaliação das políticas públicas. 


Com um compromisso contínuo com a inovação e a colaboração, o COSEMS/RS está preparado para enfrentar os desafios futuros e continuar a ser um pilar fundamental na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente para todos os gaúchos.


Esta celebração não é apenas um momento festivo dos 38 anos do Conselho, mas também uma oportunidade para refletir sobre a importância do conselho na saúde pública do estado. A dedicação e o trabalho incansável de seus membros e colaboradores são o resultado de uma saúde pública eficiente e resolutiva para a população. E neste dia, essa é a nossa principal vitória: Universalidade, integralidade e equidade para os usuários dos 497 municípios.


Comments


bottom of page