Buscar

Celebração de Convênio entre Ministério da Saúde, Conasems e UFRGS

Atualizado: 23 de mar.

Instituições firmam parceria com o Programa ‘Saúde com Agente’ que vai capacitar mais de 380 mil agentes comunitários de saúde no Brasil.


O Cosems/RS, na manhã desta terça-feira, 22 de março, participou de celebração junto com os representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde.


O Objetivo foi conhecer a Universidade para verificar o andamento das questões técnicas e administrativas do curso Saúde com Agente. Curso que vai capacitar mais de 380 mil Agentes Comunitários de Saúde no Brasil.


O programa "Saúde com Agente" iniciou as inscrições no dia 14 de abril e, em apenas 8 dias, cerca de 80.000 pessoas se inscreveram. O prazo vai até 18 de abril, com uma expectativa de 200.000 participantes. O Presidente do Cosems/RS e Vice-Presidente da Região Sul do Conasems/rs, Maicon Lemos, reforça que este programa é um marco na Saúde Pública Nacional, onde vai capacitar profissionais de saúde em mais de 5 mil cidades brasileiras.


Na abertura dos trabalhos no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed), estavam presentes: o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz; o secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra; a diretora da Famed, Lúcia Kliemann; e o coordenador-geral institucional do Programa ‘Saúde com Agente’ na UFRGS, Leandro Raizer. Os participantes enfatizaram a importância da capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).


Hélio Angotti Neto destacou a extensa formação de Recursos Humanos, cuja escala é tão grande quanto o desafio, e a enorme contribuição do programa: "Esse trabalho está na vanguarda da formação de qualidade”. Essa inovação conta com a participação de parceiros da UFRGS e do Conasems e será histórico em termos de qualidade de vida para famílias e comunidades.


Para Wilames Bezerra, presidente do Conasems, o currículo do programa é uma iniciativa necessária há anos, e a oportunidade será de troca entre a academia e a vida prática dos profissionais da saúde. Geraldo Jotz recebeu a comitiva e disponibilizou a Universidade para novas parcerias.


O coordenador geral institucional do programa, Raizer, destacou o envolvimento da equipe e convidou a coordenadora geral executiva Luciana Barcellos Teixeira para apresentar o trabalho realizado e a perspectiva de execução do curso nos sete meses desde o início da atividade.


Ela mencionou a importância das diversas áreas envolvidas, como cursos de saúde e tecnologia da informação, bem como o trabalho de escolha de tutores e outros profissionais que atuarão no programa.


Ana Rita Facchini, Diretora-Superintendente da FAURGS, também destacou o papel da fundação na implementação do projeto.


Houve também a apresentação de Sylvio Andrade Junior, do Centro de Produção Audiovisual do CONASEMS, onde mostrou como o Conselho atua no campo audiovisual.


Na manhã, os representantes do Ministério da Saúde, Conasems/ Cosems-RS: foram recepcionados no Gabinete do Reitor:



Na foto, da esq. para a direita: Diego Espindola Secretário Executivo do Cosems/RS; Andréa Brondani, gabinete da Secretaria de Gestão no Trabalho e Educação na Saúde (SGETS) do Ministério da Saúde; Maicon Lemos, presidente do CONASEMS/RS e vice-presidente do CONASEMS Região Sul; reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes; Hélio Angoti Neto, secretário da SGETS; Musa Danaise de Souza, diretora da SGETS; Geraldo Pereira Jotz, pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS; e Aluísio Souza, assessor do secretário da SGETS.


Informações sobre o curso Saúde com Agente, clique aqui!


51 visualizações0 comentário