top of page
Buscar

COSEMS assina Termo de Cooperação para a fundação da Rede Saúde

Iniciativa visa promoção de soluções em saúde para definição de políticas públicas e controle de enfermidades no Rio Grande do Sul


Nesta terça-feira (11), a Presidente do COSEMS/RS, Cláudia Daniel, assinou um termo de cooperação entre diversas instituições para firmar a criação da Rede de Saúde Humana, Animal e Ambiental, que será denominada como “Rede Saúde”.


A Rede Saúde foi desenvolvida para potencializar ações de pesquisa, tecnologia e processos ligados às questões da interface entre saúde humana, saúde animal e ambiental. Seu objetivo é desenvolver soluções inovadoras aplicadas à saúde para a definição de políticas públicas e práticas de prevenção e de controle de enfermidades. Desta forma, a Rede Saúde visa promover o desenvolvimento sustentável da saúde no Rio Grande do Sul.


“O significado da Rede Saúde para o nosso Estado é ampliar as ações de promoção e prevenção em saúde para o pleno desenvolvimento da sociedade”, explica Cláudia Daniel, Presidente do COSEMS/RS.


O COSEMS atuará no apoio à Rede, com representantes no comitê gestor da entidade, entre outras atividades e funções.


O termo de cooperação assinado hoje formaliza o suporte técnico e institucional à Rede Saúde, que será integrada pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES); Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT); Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR); e do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e, em âmbito nacional, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“O acordo assinado vai permitir a continuidade e a criação de novos projetos de fomento à saúde pública. No âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, o objetivo é promover ações de pesquisa, ciência e tecnologia para atingir metas e ações do SUS, dando amparo aos municípios”, afirma Cláudia.


Participaram da reunião representantes de cada uma das entidades, como a Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann; a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; e os pesquisadores Joyce Schramm, Gustavo Buss e Paulo Piza.

bottom of page