top of page
Buscar

COSEMS/RS apresenta e debate as pautas prioritárias em saúde da gestão municipal em 2023



No dia 07 de fevereiro, ocorreu uma reunião entre o Cosems/RS e a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, sobre as metas prioritárias da saúde em 2023. O encontro foi híbrido, na sala de reuniões da Direção Geral da SES/RS no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).


Foram apresentados um resumo de ações do Governo Estadual nos quatro anos da última gestão e as perspectivas para os próximos anos. Dentre as principais metas para o novo período, estão o programa Avançar na Saúde, a atenção especializada, a assistência farmacêutica, a atenção primária em saúde e a vigilância em saúde.

Os Secretários(as) Municipais de Saúde junto com o COSEMS/RS elaboraram um documento com as 10 pautas prioritárias da Saúde em 2023. Os temas foram abordados por núcleos, como a atenção primária, à vigilância em saúde e de média e alta complexidade.


Durante o debate, ficou encaminhado que os gestores municipais devem seguir investindo no diálogo nas Comissões Intergestores Regionais(CIRs) e que elas tenham voz e autonomia para resolver as questões das regiões administrativas. O Presidente do Cosems/RS, Guilherme Ribas, elogiou a presença dos secretários municipais no evento, destacando a importância do diálogo entre gestores, para que possam evoluir gradativamente pela saúde dos gaúchos.

Commentaires


bottom of page