Buscar

Cosems/RS completa 35 anos de atuação em defesa da saúde pública



O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) está completando 35 anos de atuação em defesa da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) junto aos municípios gaúchos.

Fundada em 20 de junho de 1986, a instituição foi criada com o nome de Assedisa – Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul; e foi a primeira do Brasil, antes mesmo da criação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


Nos últimos 35 anos, o Cosems/RS lutou continuamente pela gestão municipal da saúde e pela união dos gestores municipais, atuando como uma instituição para incentivo, suporte e troca de experiências. “O Conselho vem participando da construção e da defesa do Sistema Único de Saúde, preparando-o para o enfrentamento dos diversos desafios que se apresentam na agenda dos gestores municipais”, define Maicon Lemos, presidente do Cosems/RS.


O Cosems/RS no enfrentamento à pandemia


No último ano, a atuação do Cosems/RS se tornou ainda mais intensa e necessária aos municípios gaúchos. Com a chegada do novo coronavírus ao Estado, seus membros (incluindo os apoiadores institucionais, que atuam localmente nas regiões do Estado) trabalham de forma dedicada no apoio à gestão das políticas públicas no Estado, orientando as secretarias municipais de Saúde e participando das tomadas de decisão sobre a pandemia.


“Desde março passado, o Conselho está instrumentalizando os gestores e as gestoras municipais para que a politica pública de saúde em tempos de pandemia possa ser executada – e o reflexo disso aparece de várias formas”, diz Maicon. “Hoje o Rio Grande do Sul é o Estado com maior taxa de vacinados contra covid-19, é o Estado que mais abriu leitos hospitalares e é um dos Estados que mais estimulou o funcionamento e a ampliação da atenção primária à saúde para melhorar os fluxos de atendimento dos casos de covid-19.”


Planos futuros


Apesar do momento difícil que o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo vivem, o Cosems/RS tem motivos para comemorar. “Em 35 anos, a Entidade tem muita história pra contar. A trajetória do Sistema Único de Saúde, por exemplo, conta com linhas escritas pelo Cosems do Rio Grande do Sul”, lembra. “E o principal: o nosso Cosems ainda tem muita história para escrever!”, diz o presidente, que compartilha planos futuros para a instituição.


Nos próximos anos, além de ampliar a presença dos apoiadores técnicos nas regiões de saúde, há o planejamento de criar a Escola de Saúde do Cosems/RS – um espaço para educação continuada dos gestores e gestoras do SUS no Rio Grande do Sul.

“A palavra que resume o Cosems/RS é dedicação: a dedicação que temos em tempo integral, pois sabemos que é possível melhorar a vida das pessoas pela saúde, é possível qualificar o nosso sistema de saúde. É isso que vai seguir guiando nosso trabalho hoje e nos próximos anos”, diz Maicon.

75 visualizações0 comentário