COSEMS/RS participa da ação de mobilização e de divulgação do Programa Agora Tem Especialistas
- COSEMS/RS
- 28 de jun.
- 3 min de leitura
O Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), Régis Fonseca, e a Vice-Presidente, Daiane Desingrini, participaram nesta sexta-feira (27/06) da apresentação dos primeiros resultados do Terceiro Turno do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. A iniciativa, que integra o programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, busca ampliar o acesso da população gaúcha a cirurgias, consultas e exames especializados.

Desde janeiro, o GHC passou a realizar atendimentos também aos sábados e, em junho, implantou o atendimento noturno das 19h à 1h em seus quatro hospitais: Nossa Senhora da Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina. Ao todo, já foram realizadas 1.298 cirurgias nesse novo horário, sendo 458 somente no mês de junho, com objetivo de fortalecer a atenção especializada no RS.
Durante o evento, o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, apresentou os resultados do programa, que já reduziram significativamente o tempo de espera para diversos procedimentos. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, mais da metade dos pacientes que aguardam cirurgias estão na fila há menos de três meses. A fila da cirurgia vascular foi a que teve a maior redução: o tempo médio de espera caiu de 209 para 34 dias, resultando em uma diminuição de 83,8%.
Além do impacto assistencial, também foram destacados avanços na comunicação com os pacientes. A implantação do envio de mensagens via WhatsApp diminuiu o índice de faltas em consultas especializadas de 23,45% para 17,58%.
Outro anúncio importante foi a ampliação do acesso à radioterapia, com a entrega de novos aceleradores lineares em todo o país até 2026, e o investimento de R$ 300 milhões anuais para a saúde da mulher no SUS, incluindo o repasse de R$ 6,7 milhões ao Rio Grande do Sul ainda neste ano.
Após a apresentação, às autoridades participaram do lançamento virtual do Super Centro para Diagnóstico do Câncer, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que destacou o objetivo de oferecer diagnóstico ágil e tratamento oncológico de excelência em todo o país.
O programa Agora Tem Especialistas visa ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. A iniciativa permite que o Ministério da Saúde utilize toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, aumentando a capacidade de atendimento nas redes locais. A expectativa, com os novos mecanismos, é reduzir o tempo de espera dos pacientes, um gargalo histórico que se agravou com a pandemia.
No caso do GHC, o programa contempla a implantação do terceiro turno com a Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), para acompanhar a jornada do paciente. Também serão oferecidas ações de fortalecimento da Atenção Primária, com o Mais Atenção Primária à Saúde e o Mais Saúde Digital, por meio de telediagnóstico, teleconsulta e teleconsultoria.
Além do balanço e do lançamento oficial do programa, o Diretor do GHC, propôs ao COSEMS/RS uma parceria para a realização de um encontro com os secretários municipais de saúde do Rio Grande do Sul que desejarem com o objetivo de apresentar de forma mais detalhada a estrutura e os serviços do GHC, ouvir as experiências e sugestões dos municípios e debater estratégias conjuntas para qualificar ainda mais o atendimento especializado prestado pela instituição.
O COSEMS/RS valoriza o convite à escuta e ao diálogo e reafirma seu compromisso com o fortalecimento do SUS, colocando-se à disposição para contribuir com o compartilhamento de experiências locais que possam aprimorar a assistência especializada oferecida à população gaúcha no GHC.
Comments