top of page
Buscar

COSEMS/RS visita Bagé para debater pautas prioritárias da região



Na sexta-feira (03), o Secretário Executivo do COSEMS/RS, Diego Espíndola, visitou o município de Bagé para realizar alinhamentos de pautas importantes da cidade e da região Pampa. Nesta reunião foram discutidas várias demandas da saúde, com destaque para a Radioterapia da Santa Casa de Bagé, que será uma referência para a região 22, e que aguarda a habilitação federal para iniciar os atendimentos.


Também esteve em debate o problema da falta de médicos pelo Programa do Governo Federal, situação que resulta em uma desassistência à população, prejudicando o processo de saúde das pessoas. Bagé possuía 24 médicos pelo Programa Mais Médicos (PMM), mas com a troca de programa, conta hoje com 5 médicos do novo programa e possui um déficit de 13 profissionais.


Outro ponto importante foi o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) pelo Previne Brasil,  que devido à falta do profissional médico, a equipe fica com inconsistência no sistema, prejudicando o atingimento das metas, consequentemente resultando em diminuição dos repasses financeiros ao fundo municipal de saúde, uma questão que precisa ser revista. 


Além de Diego Espíndola, a reunião contou com as presenças do Secretário de Saúde de Bagé, Ronaldo Hoesel; a Apoiadora da Macrorregião Sul, Janise Montanari; e a Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Chana Espíndola.

Comments


bottom of page