Buscar

CosemsRS/ e comitiva gaúcha se reúnem com representante da EBSERH em Brasília



Entre os temas da reunião estiveram, as ações para atender às necessidades loco regionais e melhorar a sustentabilidade econômico-financeira de hospitais Gaúchos.


A comitiva representadas por lideranças do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), municipais, estaduais e federais estiveram em Brasília na manhã do dia 19 (quarta-feira) junto á Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para reivindicar:

  • Manutenção do projeto inicial do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE- UFPEL/ EBSERH) com objetivo da ampliação de leitos passando de 170 para 250 leitos da rede EBSERH;

  • Solicitar assinatura do contrato da EBSERH de Rio Grande com o Estado para garantir e ampliar acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universidade Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/ EBSERH);

  • Discutir a questão do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM /EBSERH), foi pedido atenção na rede de urgência e emergência de Santa Maria;

  • Além de outras pautas relacionadas a EBSERH no Rio Grande do Sul, sempre com o objetivo de ampliar o acesso no atendimento.

A reunião contou com a participação do Presidente do Cosems/RS Maicon Lemos; Secretário Executivo do Cosems/RS Diego Espindola; presidente da Câmera Municipal de Pelotas e Vereador Cristiano Silva; Senador Luis Carlos Heinze; Deputado Federal Daniel Trzeciak; junto com vereadores e outros representantes da região Sul. Sendo recebidos pelo Diretor Chefe de Assuntos de Assistência Hospitalar da EBSERH Giuseppe Cesare Gatto.


Segundo o Presidente do Cosems/RS Maicon Lemos a reunião foi positiva pois essas ações vão garantir e ampliar acesso aos usuários do SUS mantendo a manutenção e ampliação dos leitos hospitalares dos hospitais de grande importância para os Gaúchos.



24 visualizações0 comentário