top of page
Buscar

Dia D contra a Dengue mobiliza os municípios do RS e a sociedade no combate à Dengue



No último sábado (02), ocorreu em todo o país o Dia D de mobilização no combate à dengue. A iniciativa, que contou com a união do governo federal, estados, municípios e sociedade, teve como objetivo reforçar as ações de controle da doença, que vem apresentando um aumento expressivo de casos no Brasil.


O Ministério da Saúde autorizou um incremento financeiro de R$23,4 milhões para intensificar as ações de combate à dengue em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, estado que já registra 10.387 casos diagnosticados em 466 dos 497 municípios gaúchos, além de 11 óbitos pela doença, a mobilização foi fundamental para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado ao combate ao mosquito Aedes aegypti. 


Para o Presidente do Cosems, Guilherme Ribas, O Dia D de mobilização nacional, o estado do Rio Grande do Sul agiu de forma estratégica e organizada. Os 497 municípios realizaram ações planejadas com o objetivo de conscientizar a população e executar ações mecânicas nas residências. Essas ações são uma ferramenta crucial no combate à dengue, uma vez que os criadouros estão localizados em grande maioria dentro das áreas residenciais.  Acompanhar as ações de mobilização e o engajamento dos gestores e técnicos em todos os municípios demonstra os esforços para fortalecer as ações de prevenção e cuidado da dengue dentro dos territórios. 


A mobilização realizada no Dia D reforça a importância da junção de esforços de todos os setores da sociedade no combate à dengue. Com a colaboração de todos, é possível reduzir a incidência da doença e garantir uma melhor qualidade de vida para a população.


É importante ressaltar que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue. Medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, utilizar telas de proteção em janelas e portas, e utilizar repelentes, podem fazer toda a diferença na redução dos casos da doença.


Nesse contexto, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) vem desempenhando um papel fundamental no fortalecimento de estratégias integradas com os municípios, visando garantir a efetividade das campanhas de prevenção e cuidado adequado para o  controle do vetor da dengue.



Commentaires


bottom of page