top of page
Buscar

Dia Mundial da Atividade Física



Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 6 de abril como Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo dessa iniciativa foi criar uma estratégia de combate ao sedentarismo e conscientização da população sobre a importância da atividade física como uma ferramenta para a prevenção e promoção à saúde, visando a qualidade de vida e bem-estar.


Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021,47 % dos brasileiros são sedentários, ou seja, não praticam atividade física por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer e trabalho. O sedentarismo, segundo a própria OMS, está relacionado à prática ou não de exercícios físicos para aumentar ou melhorar a capacidade mental, física e sistêmica.


Dentre os benefícios, a atividade física, somada a uma boa alimentação, colabora na redução de pressão alta, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, doenças cardiovasculares, melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.


Destaca-se a importância dos (as) Secretários (as) de Saúde na mobilização nesta causa e nos planos de governo como estratégia de cuidado integral da saúde dos munícipes.

Comments


bottom of page