top of page
Buscar

Dia Mundial do Câncer



O Dia Mundial do Câncer foi criado em 4 de fevereiro de 2005. Essa data é uma iniciativa global da Organização pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da criação desse movimento foi fortalecer e disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer.


No Brasil, são esperados 704 mil novos casos de câncer no país para cada ano do triênio de 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% de incidência. Os dados são da publicação Estimativa 2023 - Incidência do Câncer no Brasil, lançada em 2022.


A estimativa publicada e os dados epidemiológicos dos municípios são as principais ferramentas que fornecem informações fundamentais para as gestões definirem políticas públicas nos municípios.

O COSEMS/RS neste dia alusivo propõe aos gestores uma análise dos cenários para identificar estratégias de promoção à saúde, prevenção e qualificação da assistência nos municípios e nas regiões de saúde. É de extrema importância que as regiões estejam organizadas e mobilizadas para as estratégias de educação em saúde com a população fomentando as políticas públicas de enfrentamento ao câncer.

Comments


bottom of page