Buscar

Início dos atendimentos do Projeto Médico Online no Rio Grande do Sul

Os serviços de atendimento do Projeto Médico Online chegam à população de Canoas, Rio Grande do Sul, com um projeto piloto que vai trazer benefício para a população do município.


Maria de Lourdes iung foi a primeira paciente do projeto médico online.


Nesta manhã de quarta-feira (01) cinco Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos quatro quadrantes da cidade e região central em espaços denominados Consultórios de Telemedicina, estão capacitadas a dar suporte às consultas médicas e especializadas.


Estes locais estão devidamente equipados para realizar até 1.800 consultas especializadas e exames de eletrocardiograma através da Telemedicina.


Deste modo, em cada um dos cinco pontos, uma técnica de enfermagem atuará

presencialmente, em consultório exclusivo, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Esta

profissional será responsável por receber o usuário no consultório, aferir sinais vitais, conectar

com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma

que será laudado em minutos e entregue ao paciente.


O objetivo principal desse projeto é reduzir as filas de espera de consultas especializadas e exames de eletrocardiograma, utilizando os benefícios da tecnologia em saúde, além de reduzir o deslocamento para locais distantes, diminuir a circulação em hospitais e buscar a humanização em saúde através da perspectiva do território. As especialidades médicas serão determinadas pela Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria/SMS. Inicialmente, a prioridade será os atendimentos de cardiologia.


Maicon Lemos Vice Presidente Sul do CONASEMS Brasil, Presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Rio Grande do Sul e Atual Secretário de Saúde do município de Canoas, destaca:


“A utilização da telemedicina já é realidade e é positiva para esse momento difícil que passamos por causa do Covid-19. Isso facilita o atendimento da população e limita a circulação de pacientes nos hospitais, diminuindo o risco de exposição e contaminação. É importante salientar que tudo isso deve ser trabalhado sempre na busca do melhor atendimento para a pessoa”.


O lançamento contou com a participação do Diretor do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, Hisham Mohamad Hamida; a Secretária Estadual de Saúde Adjunta, Ana Costa; o Prefeito de Canoas Jairo Jorge, além de equipe da Atenção Primária à Saúde de Canoas.


88 visualizações0 comentário