top of page
Buscar

Inaugurados 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital Nossa Senhora das Graças




A instituição passa a oferecer 20 leitos exclusivos para tratamento intensivo de pacientes com o coronavírus


A partir desta sexta-feira (5), o município disponibiliza 10 novos leitos de UTI Covid-19. A inauguração da estrutura no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) ocorreu no início da manhã, com a presença do prefeito Jairo Jorge. Com essa expansão, a quantidade de leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes de coronavírus passa de 49 para 59. Mais 15 devem ser abertos no Hospital Universitário na próxima semana, o que elevará a capacidade da rede hospitalar do município a um total de 74 leitos de UTI Covid, um incremento de 31 leitos em relação à estrutura encontrada pela atual gestão.


No dia 27 de janeiro, já haviam sido abertos seis leitos de UTI e nove de enfermaria no Hospital de Pronto Socorro (HPSC), dentro do projeto de expansão. Até então, havia apenas 43 leitos de UTI Covid-19 em Canoas. Além disso, o número de leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus, utilizados para retaguarda das áreas da emergência, UTI e internação, aumentou de 70 para 79. “Fizemos uma mobilização em tempo recorde para que pudéssemos ampliar um quantitativo de leitos tão significativo em um espaço curto de tempo. Quem ganha é o SUS, a população de Canoas e o Estado”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.


Os novos leitos, dentro das estruturas já existentes, poderão ser usados para outros atendimentos após a pandemia. “Precisamos investir em nossos hospitais, pois é um legado que fica para a cidade. Em pouco mais de um mês de governo, teremos 31 novos leitos de UTI Covid”, salientou o prefeito Jairo Jorge. E destacou, ainda, a parceria com o governo do Estado, que disponibilizou equipamentos para a ampliação dos leitos no HU.





Presente no ato, o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, comentou a importância da estrutura hospitalar de Canoas para garantir o enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul. “Canoas é um polo de saúde, uma potência com grandes hospitais. Todo reforço de rede é fundamental. O Rio Grande do Sul se preparou bem, mas ainda temos que melhorar nossa infraestrutura. Esse primeiro semestre será decisivo”, afirmou.






bottom of page