Buscar

Municípios do Estado podem iniciar a vacinação da 4ª dose em idosos


Nesta sexta-feira, 25 de março, foi pactuado em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que os municípios poderão iniciar a vacinação da segunda dose de reforço (4ª dose) para pessoas com 80 anos ou mais. Não há impedimento técnico que pessoas vacinadas com doses de um fabricante não possam receber doses de outro.


Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve-se utilizar a vacina da Pfizer; pasta garante ter doses suficientes para reforço da imunização nesse público.


Quem pode Receber a 4ª dose:

Podem receber a quarta aplicação idosos acima dos 80 anos que tenham tomado a terceira dose há quatro meses. A preferência, é de que seja utilizada a vacina da Pfizer para o reforço. Porém, os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também são alternativas.


Doses disponíveis:

Os municípios com estoque de doses disponíveis de Pfizer, Janssen e Astrazeneca poderão iniciar a segunda dose de reforço (4ª dose) ou aguardar as doses que serão enviadas de Pfizer pelo MS.


Efetividade das vacinas em idosos:

Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo, conforme informações do Ministério da Saúde.

62 visualizações0 comentário