top of page
Buscar

Municípios do RS apresentam um dos melhores desempenhos no registro de informações - DIGISUS



Os municípios do Rio Grande do Sul apresentam um dos melhores desempenho no registro de informações no DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP), sistema utilizado pelos estados, Distrito Federal e municípios para registro de informações e documentos relativos aos instrumentos de planejamento e gestão em saúde.

De acordo com os dados apresentados nas plataformas Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (LIAs) e Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE), 93,5% dos municípios gaúchos já estão com os seus Planos Municipais de Saúde (PMS) aprovados. Isso significa que 465 municípios estão com a situação regular para o quadriênio 2022 a 2025.


Referente a Programação Anual de Saúde (PAS), a proporção de municípios com esse instrumento aprovado no ano de 2022 foi de 90,5%, o que equivale a 450 municípios com a PAS aprovada no Sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP).

Em relação ao Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA - 2022) do Iº e 2º quadrimestre, respectivamente, observa-se que o Rio Grande do Sul também apresenta a maior proporção de municípios com RDQA avaliado do Brasil, 81,2%. Essa porcentagem representa 404 municípios com o relatório avaliado. No 2º quadrimestre, 74,8% estão avaliados, totalizando 372 municípios.

O COSEMS/RS ressalta a importância do registro, atualização e acompanhamento dos instrumentos de planejamento e gestão em saúde, através do DGMP e painéis de apoio à gestão. E parabeniza todos gestores(as) de saúde pelo comprometimento com a qualificação do planejamento em saúde.

bottom of page