top of page
Buscar

O COSEMS/RS participa da Mesa de Abertura do II Curso de Capacitação de Gestores Municipais de Saúde



O Vice-Presidente, Cacildo Delabary, esteve representando o COSEMS/RS, no dia (10/03), na Mesa de Abertura do II Curso de Capacitação de Gestores, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O objetivo do evento foi promover e divulgar o II Curso de capacitação de gestores municipais de saúde do Rio Grande do Sul.


Esta ação foi desenvolvida pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. Foram parceiros deste projeto o Cosems/RS, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEM/RS), o Conselho Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande Do Sul (FAMURS).


O curso está dividido em três módulos com o conteúdo relativo às atribuições da rotina das gestões municipais. Desta forma abordará temas como atenção primária em saúde, instrumentos de gestão em saúde, políticas públicas estaduais, assistência farmacêutica, papel do gestor, entre outros assuntos. O formato será assíncrona, visando a adesão dos gestores.


Segundo o Vice-Presidente Cacildo, o curso não é só para os novos gestores, pois o SUS é muito dinâmico e os gestores precisam estar atentos às modificações para entender melhor os processos, com o intuito de desenvolver as ações da forma tripartite.


O Evento contou também com a presença da Secretária Estadual Adjunta da Saúde, Ana Costa; o coordenador técnico da área da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho; o Presidente do Conselho Estadual da Saúde, Cláudio Augustin; O Chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no RS, Débora Spalding Verdi; a Diretora da Escola de Saúde Pública e Coordenadora do Curso, Teresinha Valduga e o Diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento, Péricles Nunes.

Comments


bottom of page