
A diabetes é uma das doenças que vem crescendo cada vez mais pelo Brasil e pelo mundo e, assim, surge a necessidade de um atendimento cada vez mais especializado para tratar os portadores da doença.
Sabe-se que para as pessoas que vivem com diabetes, o acesso ao tratamento de maneira acessível, seja a insulina ou demais medicamentos, é fundamental para a sobrevivência. Pensando nisso, o município de Nova Pádua, no Rio Grande do Sul, decidiu criar um consultório farmacêutico para atender pacientes diabéticos.
O consultório - que busca promover o serviço farmacêutico de educação em saúde e a conciliação medicamentosa no paciente diabético - já atendeu 66% de toda a população diabética do município. E, para conseguir atendimento, basta que o paciente traga para a consulta todos os medicamentos em uso e as respectivas receitas médicas. A partir disso, o farmacêutico responsável avalia a necessidade de cada paciente e dedica um tratamento especializado a ele, o qual é acompanhado pela Atenção Primária.
Leia a Experiência Exitosa:
Autores desta Experiência Exitosa:
Ariane Schiavenin
Paulo Andre Paliosa
Secretário Municipal de Saúde:
Odir Boniatti
Para saber mais:
Ariane Schiavenin - (54) 9917-82199
Comments