top of page
Buscar

Palestra magna e cerimónia de abertura marcam o primeiro dia do 33º Congresso COSEMS/RS

No dia 30 de outubro, o 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) promoveu a palestra magna “Cuidado Integral e Empoderamento Feminino: Desbravando os Caminhos da Gestão no SUS”, conduzida pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. No encontro, foi destacado que 45% das gestoras em saúde são mulheres. Em razão desse dado, o Cosems/RS entendeu a importância em colocar a atuação da feminina em pauta, a fim de ressaltar a relevância das mulheres nesses espaços.


Logo após, ocorreu a abertura do 33º Congresso COSEMS/RS. A cerimônia se iniciou com a fala do presidente do COSEMS/RS e Secretário de Saúde de Santa Maria/RS, Guilherme Ribas, que destacou a importância do diálogo para o avanço de processos na saúde da população gaúcha.


Também estiveram presentes, o Presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hísham Mohamad Hamida; o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Zasso Pigatto; a Representante da Organização Pan-Americana da Saúde No Brasil (OPAS), Dra. Socorro Gross; a Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann; o Secretário Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Júnior; o Vice- prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli; e o Representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.


Após as falas dos convidados, foi entregue o Prêmio Lótus, que reconhece esforços e dedicação de figuras atuantes na saúde da população gaúcha. A primeira etapa da premiação foi destinada aos 26 presidentes de Cosems no Brasil, por seus trabalhos com o Sistema Único de Saúde (SUS).


A segunda etapa foi concentrada àqueles que trabalharam em prol do engajamento e organização que viabilizaram a realização do Congresso do Conasems 2024 em Porto Alegre/RS. Já a terceira e última etapa foi dirigida aos secretários municipais de saúde e apoiadores do Cosems/RS que atuaram nas enchentes que assolaram o estado em 2023.


O 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) acontece em Bento Gonçalves, onde mais de 1500 pessoas estão reunidas para troca de experiências e debates que trarão mudanças para a área da saúde no estado. O evento se encerra no dia 31 de outubro.




Komentarai


bottom of page