top of page
Buscar

Reunião do COSEMS/RS com representantes da Fiocruz



Na quarta-feira (08), o COSEMS/RS se reuniu com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para debater pautas sobre o Projeto de Sequenciamento Genômico e o evento do Simpósio de Saúde Única do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu na sala da direção geral do Centro Administrativo Fernando Ferrari.


Referente ao Projeto de Sequenciamento Genômico, a Fiocruz detalhou ao Cosems/RS a ação de desenvolver e estruturar a ampliação da constituição da rede Genômica do Rio Grande do Sul. O estudo da medicina genômica tem o intuito de fazer a análise e interpretação de amostras do genoma humano, a fim de encontrar quais áreas de atuação serão aplicadas. Esse processo irá considerar o cenário epidemiológico do Rio Grande do Sul.


Também foi debatido em reunião o Simpósio de Saúde Única do Rio Grande do Sul, que está previsto para ser realizado nos dias 31 de maio e 1ª de junho, na Unisinos, em Porto Alegre. O objetivo do evento é promover o debate sobre o tema da saúde única e suas interfaces com ênfase no estado, contudo, com perspectivas a nível nacional e mundial. O papel do Cosems/RS será mobilizar a participação dos representantes municipais, não apenas na atuação das secretarias de saúde, como também das Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, de Pecuária e do Abastecimento, que estão envolvidos na dinâmica da saúde pública. Após o simpósio, haverá uma entre outras autoridades para dialogar sobre as ações prioritárias para a saúde única do Rio Grande do Sul.


Estavam presentes nessa reunião, o Presidente do Cosems/RS, Guilherme Ribas; o Vice- Presidente, Cacildo Delabary; o Secretário Executivo, Diego Espíndola; o Diretor Técnico, William Alves; a Pesquisadora da Fiocruz, Joyce Andrade Schramm; e a Assessora Técnica da Rede Saúde Fiocruz/RS, Danielle Cavalcante.

bottom of page