Uma das principais questões enfrentadas por pacientes e profissionais de saúde no município de Novo Hamburgo era a falta de digitalização de processos, principalmente, quando se falava em Carta de Referência.
O encaminhamento médico de pacientes para consultas, procedimentos e tratamentos especializados ainda era feito de maneira manual e não tecnológica, o que resultava em atrasos, equívocos e, claro, muita ineficiência. E, quando se trata de saúde, Novo Hamburgo reconheceu a necessidade da tecnologia para qualificar a resposta do SUS.
Antes, o processo manual passava por uma escrita a próprio punho, um serviço de entrega e uma avaliação lenta da Carta de Referência. Entretanto, atualmente, esse processo deu lugar à Carta de Referência Eletrônica, a qual qualquer médico da rede ao acessar o prontuário eletrônico pode realizar o encaminhamento para outras especialidades preenchendo apenas um questionário pré-pronto que, quando finalizado, ficará disponível online para a mesa reguladora da Secretaria de Saúde, que fará uma avaliação otimizada em até 7 dias.
Esse salto tecnológico da saúde trouxe resultados significativos no processo de encaminhamento médico: o tempo para encaminhamentos completos que, antes, era de 4 meses, reduziu para em média 19 horas; as devolutivas negativas, atualmente, são nulas e, claro, o bem estar e procura dos pacientes pelo serviço aumentou, assim como a qualidade do tempo resposta e a realização do atendimento pelo SUS em tempo oportuno
Leia a Experiência Exitosa:
Autores desta Experiência Exitosa:
Tatiane Soares de Souza
Raquel Antunes Fernandes
Andrius Gabriel da Luza
Dorelino Alves Pereira
Roberto Martin
Itaraiaci dos Santos Machado Junior
Secretário Municipal de Saúde:
Naasom Luciano da Rocha
Para saber mais:
Tatiane de Souza - (51) 9997-41174
tatisouza@novohamburgo.rs.gov.br
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