Notícias

Confira quais foram as principais pautas discutidas na reunião mensal da SETEC

12/04/2018

 

Aconteceu na manhã de hoje, 12/04, a reunião mensal da Secretaria Técnica (SETEC). A agenda que foi discutida pela manhã, será detalhada à tarde na reunião da diretoria e do Conselho Deliberativo do COSEMS/RS.

 

O Presidente do COSEMS/RS, Diego Espíndola, destaca que um dos pontos mais importantes da reunião foi a volta da discussão do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), levando em conta que alguns municípios não concordam com a atual forma de faturamento. Ficou acordado que o grupo de trabalho, em até 30 dias, apresentará uma proposta para o Estado pontuando se manterá a pactuação antiga de abrir mão do recurso financeiro e ter assegurado a Rede de Serviço de Ambulâncias de Urgência e Emergência pagos pelo estado ou de voltam a faturar os TFDs diretamente nos municípios.

 

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação de um diagnóstico atual da regionalização de partos, apresentando os serviços que foram pactuados e estão cumprindo tal pactuação, sendo esta também uma pauta fortemente demandada pelo COSEMS/RS em outras oportunidades.

 

O dado mais importante neste cenário é a diminuição do índice de mortalidade materno-infantil por meio de partos de qualidade e em hospitais que tenham retaguarda para atender a demanda.

 

Por fim, destaca-se a discussão do novo desenho da regionalização do Rio Grande do Sul. Trata-se um novo cenário de cortes do estado que permitirá uma maior afinidade dos municípios reunidos nas regiões. Espíndola ainda destaca que estes pontos de pauta exigirão do COSEMS/RS um trabalho forte e embasado para o processo de tomada de decisão.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2019.