Notícias

Dia Estadual da Saúde Mental: O Rio Grande do Sul como referência no tema

07/08/2018

O 7 de agosto faz alusão ao Dia Estadual da Saúde Mental, uma data que reforça a importância desse cuidado para a saúde pública  e a sociedade como um todo. Males como depressão, ansiedade e bipolaridade são patologias modernas, cada vez mais comuns. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, de 2005 a 2015, o número de pessoas que vivem com depressão aumentou 18%. Estima-se que 322 milhões de pessoas sofram com a doença no mundo. No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas possuem depressão, enquanto 18,6 milhões sofrem com distúrbios de ansiedade.

 

Dada à contemporaneidade do assunto é que o SUS, no Rio Grande do Sul, vem trabalhando o tema com cada vez mais intensidade e vem colhendo frutos com a excelência nas experiências desenvolvidas. Tanto que no final do último mês, dois projetos diretamente ligados ao assunto foram premiados no XXXIV Congresso do CONASEMS, em Belém, no Pará: Lajeado, com o trabalho “Oficinas Terapêuticas como um Dispositivo Potente de Cuidado em Saúde Mental na Região de Saúde” e Viamão, com o projeto “O Cuidado que Queremos – Um Novo Caminho para a Saúde Mental”.

 

Além disso, é salutar ressaltar o acontecimento do XIII Mental Tchê, em São Lourenço do Sul, no mês de maio, um município que também é referência neste cuidado, onde o tema é debatido em conjunto com gestões de outras cidades gaúchas, visando a capacitação e aperfeiçoamento do serviço como um todo em nosso Estado.

 

Aproveitando o slogan do XIII Mental Tchê, nesta data tão especial, desejamos que a Saúde Mental do SUS gauchesco siga servindo de modelo a toda terra!

 

Parabéns, gestores em Saúde Mental de todas as nossas querências!

 

Abraço,

Diego Espíndola.

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2019.