Notícias

COSEMS/RS presente na oficina de devolutiva dos resultados do processo avaliativo diretrizes Rede Cegonha das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento nas maternidades da 18ª CRS

08/11/2018

  

Aconteceu ontem, dia 7, no Auditório Romildo Bolzan, do Centro Universitário Cenecista de Osório, a apresentação dos resultados do processo avaliativo das diretrizes da Rede Cegonha e alinhamento da agenda de trabalho para qualificação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento em 2018-2019.

 

O COSEMS/RS foi representado por seu diretor, e também secretário municipal de saúde de Osório, Emerson Magni.

 

O evento serviu para avaliar e monitorar as maternidades da Região 4, Bons Ventos, que compreende o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, e o Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, além da Região 5, que corresponde ao Hospital Tramandaí, em Tramandaí e o Hospital São Vicente de Paulo, em Osório.

 

A oficina contou com a seguinte programação:

 

09h: Mesa de abertura – Ministério da Saúde, SES, CRS, COSEMS/RS, CES/CMS, MP, Secretário de Saúde de Osório;

 

09h30 - Apresentação do contexto do processo avaliativo das maternidades RC na atenção obstétrica e neonatal no RS: SES e MS;

 

10h: Metodologia do processo avaliativo – Escola Nacional de Saúde Pública;

 

10h15: Apresentação dos resultados do monitoramento e avaliação referentes a região - Ministério da Saúde;

 

13h30: Grupos de discussão dos resultados da avaliação e construção de plano de ação por maternidade;

 

15h30: Estratégia de Monitoramento e Avaliação: Parto cuidadoso (apresentação dos objetivos, painel de acompanhamento e governança);

 

16h30: Encaminhamentos do Encontro - Pactuação da agenda de trabalho de monitoramento e avaliação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento Rede Cegonha 2018-2019 – SES e Ministério da Saúde.

 

Participaram diretores e coordenadores das maternidades acima citadas, secretários municipais de saúde, gestores em saúde e membros dos Conselhos Municipais de Saúde.

 

Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde, CES, MPE e Fiocruz.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2019.