Notícias

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO COSEMS/RS CONTA COM A PRESENÇA DA SECRETÁRIA ARITA BERGMANN

Ocorreu na tarde de hoje, 23 de janeiro, às 14h, no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul, CAERGS, a Assembleia Geral Extraordinária do COSEMS/RS. O encontro serviu para a entrega do Relatório Situacional da Saúde no Rio Grande do Sul, o “Saúde que Queremos”, em mãos, à secretária Arita. O material foi produzido pelo COSEMS/RS e trata-se de uma análise das prioridades a serem consideradas por parte do Governo, de acordo com o maior ou menor impacto na saúde da população.

Depois, o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, Diego Espíndola, participou de coletiva de imprensa com a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann. “Depois de todas as ações e esforços que fizemos no final do ano passado, mobilizando gestores e imprensa, reivindicado a responsabilidade do Estado junto ao Tribunal de Contas da União para a programação e pagamento das dívidas (que acumulavam mais de um bilhão de reais), chegou finalmente a hora de virar a chave", declarou o presidente Diego Espíndola, ao se referir à nova fase da saúde do Rio Grande do Sul sob o comando da Arita Bergmann. "Ela conhece e muito o SUS, está aberta ao diálogo e já sinalizou que estará ao nosso lado para traçarmos novos horizontes para a saúde", completou.

A coletiva de imprensa aconteceu após os apontamentos de cada município e a discussão em conjunto com a secretária Arita. “A análise situacional realizada e que foi entregue, será fundamental para que o governo tenha condições de avaliar as redes prioritárias de atenção à saúde do Rio Grande do Sul e que precisam ter ações imediatas, em virtude do impacto no fluxo de  atendimento  à  população,  seja  nos  serviços  do próprio município ou nas cidade de maior abrangência populacional”, reforçou Espíndola.

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2019.