Notícias

COSEMS/RS PARTICIPA DA MESA "FINANCIAMENTO DO SUS"

O COSEMS/RS participou, na tarde desta sexta-feira (24), da Mesa "Financiamento do SUS", em conjunto com a SES/RS e a CES/RS", durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre. O presidente do COSEMS/RS, Diego Espíndola, iniciou o debate da mesa apresentando aos congressistas informações sobre a aplicação de recursos em saúde no cenário gaúcho.

 

Diante de gráficos que comparavam recursos da união, dos estados e de municípios, Espíndola destacou os esforços regionais para a área da saúde. Isso porque os municípios gaúchos destinam, em média, 7% de recursos acima do mínimo constitucional. Ainda assim, os secretários de saúde têm atuado com pouca autonomia. "Estamos amarrados. Vemos, ano após ano, menos recursos e mais responsabilidades", disse Espíndola.

 

Sob aplausos de um auditório lotado, Espíndola também falou de temas relacionados ao financiamento e à sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), como as mudanças necessárias na arrecadação, o pacto federativo, a transparência de dados e defendeu maior liberdade para aplicação de recursos nos municípios.

"Precisamos repensar a destinação de verbas para que não cheguemos a um momento em que os profissionais tenham que fazer 'escolhas de Sofia'. Isso não é bem comum. O que nós precisamos continuar defendendo é a saúde para todos", disse Espíndola ao final da sua apresentação.

 

Além de Espíndola, participaram da mesa a secretária de saúde do estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann; a coordenadora do Fundo Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Meriana Farid El Kek; e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2020.