Notícias

SECRETÁRIA ARITA BERGMANN RECEBE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DA REGIÃO CENTRO

26/06/2019

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta terça-feira (25), em Porto Alegre, os prefeitos e secretários de Saúde que integram a Associação dos Municípios do Centro do Estado (AM-Centro) e o Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CI/Centro). Na pauta da reunião – que extraordinariamente ocorreu na Capital – estavam assuntos como a nova contratualização do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a situação do Hospital Regional.

Também presente à reunião, a secretária-adjunta de Saúde, Aglaé Regina da Silva, explicou que o novo contrato com o HUSM está em fase final de elaboração e que estão encaminhando o acerto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão federal que administra a entidade. Segundo Aglaé, a intenção do Governo do Estado é aperfeiçoar as ferramentas para o monitoramento dos serviços, dando uma maior transparência ao processo. A secretária Arita destacou o orçamento realista que está se projetando: “Que seja possível pagar com regularidade os repasses a municípios e hospitais”, disse.

Arita também conversou com os gestores sobre a situação atual do Hospital Regional de Santa Maria. “Estamos próximos de ter liberados pelo Ministério da Saúde os R$ 50 milhões para a aquisição de equipamentos, que farão com que consigamos ampliar os serviços oferecidos”, afirmou. As projeções foram feitas para 130 leitos hospitalares nas especialidades de cardiologia, neurologia e traumatologia.

Outro tema debatido foi a regionalização dos partos. A secretária Arita comentou que o projeto é fazer uma revisão nas unidades de referência considerando a capacidade instalada, as condições técnicas e a proximidade.

 

Fonte: SES-RS.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Borges de Medeiros, nº 536, sala 412

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2019.