top of page
Buscar

Engenho Velho

Engenho Velho é a cidade gaúcha que está mais perto de alcançar 100% de população imunizada contra covid-19


O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que, proporcionalmente, mais vacinaram sua população contra a covid-19 até agora, segundo o consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde.


Dentre todos os municípios gaúchos, um que se destacou na vacinação foi Engenho Velho. A Enfermeira de Vigilância em Saúde do Município, Rosi Golo, explica que um dos fatores que contribuem com o avanço da vacinação na região é as duas Unidade Básicas de Saúde (UBS), a Indígena e a Unidade de Saúde Central.


UBS Indígena


A Equipe de Saúde Indígena realizou a vacinação na UBS e nas residências através de busca ativa daqueles que não compareceram para receber a vacinação. Já a equipe da Unidade de Saúde Central realizou a vacinação de acamados e idosos acima de 90 anos nas residências, os demais foram organizados agendamentos conforme o recebimento das vacinas com lista nominal de todos os moradores, sendo que os agentes de saúde entravam em contato e comunicavam o dia e horário da vacina, desta forma conseguimos avançar na vacinação, reforça Rosi Golo.


UBS Central


No momento o município está aplicando a dose adicional dos imunodeprimidos, a dose de reforço dos profissionais de saúde e idosos que completaram 6 meses da última dose do esquema vacinal.


Segundo dados do IBGE, o município está com 100% da população vacinada com esquema completo, porém a população real do município é maior que o estimado pelo IBGE. Conforme cálculo do departamento de Saúde do Município, hoje a população vacinada é de 87% com esquema completo.


Com certeza o trabalho de toda equipe de saúde e o apoio dos gestores foram fundamentais para o município imunizar a população com a maior eficiência e eficácia possível.


O presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos, considera que o avanço na vacinação contra a covid-19, tanto no Estado quanto o destaque do município, se deve à dedicação de todos, da população, dos gestores, dos profissionais de saúde e do Governo do Estado. "O empenho de todos só reforça o orgulho que temos em nos destacar na vacinação" diz Maicon.

bottom of page