top of page
Buscar

AUDITÓRIO DO HU-FURG, EM RIO GRANDE, RECEBE O PLANIFICASUS E TEM PRESENÇA DO COSEMS/RS NO EVENTO


Na última segunda-feira, 15, o auditório do Hospital Universitário da FURG recebeu o workshop PlanificaSUS, um evento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), em parceira com a Prefeitura Municipal de Rio Grande. O objetivo principal da planificação é buscar as melhores organizações da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, pela secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, pela pró-reitora da FURG, Carla Amorim Gonçalves, pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, pelo presidente do COSEMS/RS e secretário municipal da saúde de Piratini, Diego Espíndola, pelo 2º vice-presidente do COSEMS/RS e secretário municipal da saúde de Rio Grande, Maicon de Barros Lemos, pela coordenadora da 3ª regional de saúde, Rode Laco Gonçalves, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rio Grande, Eliana de Freitas Pereira, pela representante do CONASS, Marta Barreto, e pela representante do Hospital Albert Einsten, Aline Teles. Após a cerimônia inicial, prefeitos, secretários e representantes dos 22 municípios da região assinaram termo de compromisso com o estado para o desenvolvimento da pauta.

O workshop apresentou o projeto de planificação de atenção à saúde – PlanificaSUS - aos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e pactuar ações para qualificar as redes de atenção à saúde na região, remodelando os processos de trabalho e fortalecendo os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A planificação busca diminuir filas em serviços especializados de alta e média complexidade, qualificar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), organizar agendas, propondo que os processos de trabalho possam ser organizados de forma mais eficiente, para que exista maior integração entre a rede de atenção primária e a especializada.

Para o secretário municipal da saúde e 2º vice-residente do COSEMS/RS, Maicon de Barros Lemos, a ação tem como proposta o trabalho conjunto pela qualificação da oferta dos serviços de saúde. “Hoje (segunda, 15) é um dia muito feliz para Rio Grande, pois estamos recebendo esse evento na nossa região, onde juntos vamos identificar como estão os serviços. O PlanificaSUS vem justamente para uma construção conjunta entre todos que compõem o nosso Sistema Único de Saúde. É por isso que estamos aqui, para planejar um SUS mais qualificado, sustentável e que possa atender as necessidades dos nossos usuários”, declarou.


bottom of page