top of page
Buscar

COSEMS/RS APRESENTA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA ESTADUAL PARA PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS MÉ


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, COSEMS/RS, representado por seu presidente, Diego Espíndola, demais membros da diretoria, a citar Maicon Lemos, Ricardo Lannes Coirolo, Suzana Cristina Machado, o secretário executivo, William Alves e a secretária municipal da saúde de Farroupilha, Rosane Rosa, apresentou à secretária estadual da saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o Programa Estadual para Provimento de Profissionais Médicos para Atenção Primária do Rio Grande do Sul.

O COSEMS/RS, em conjunto com a FAMURS, propõe:

- Provimento de bolsas de ensino e serviço na área médica para qualificação em saúde da família e comunidade para atuação na Atenção Primária - APS, com foco no perfil demográfico das regiões do RS.

-Constituição da rede gaúcha de ensino e formação de médicos.

-Carga horária de 40h, considerando as horas dedicadas a estudos.

-Remuneração diferenciada para áreas remotas, de difícil acesso e com baixa adesão e formação de profissionais da área médica.

-Ingresso de profissionais estrangeiros, em parceria com o MS para validação de diplomas.

O objetivo é passar da cobertura atual no estado, de 60,4% em Estratégia de Saúde da Família, para 68,76% da população gaúcha atendida, alcançando, assim, a meta do prevista até 2023. Com a expansão, teremos 7.827.454 gaúchas e gaúchos contemplados. Atualmente, são 6.875.204. A proposta contempla a contratação de 778 profissionais de saúde.

Os municípios que aderirem ao programa terão a remuneração dos médicos feita pelo programa estadual, que amortizará a dívida com os municípios – já reconhecida e em pagamento pela atual gestão – ofertando mais saúde para quem mais precisa, fortalecendo a Atenção Primária em Saúde.


bottom of page