top of page
Buscar

ENCONTRO REÚNE NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA CAPITAL GAÚCHA


A secretaria estadual da saúde, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP) realizou nesta terça-feira (24) o I Encontro Estadual de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva (Numesc). A atividade aconteceu no auditório do Fórum Central de Porto Alegre. O encontro teve por objetivo incentivar a criação de mais núcleos pelo Estado e dar visibilidade às experiências dos serviços já existentes. Hoje, no RS, são 78 núcleos em atividade. O COSEMS/RS foi representado pela secretária municipal de saúde de Farroupilha (RS), Rosane da Rosa.

A Educação em Saúde Coletiva envolve trabalhadores, movimentos sociais, conselhos, instituições de ensino e gestores de políticas públicas em saúde. A diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, lembrou que em 2000 esse trabalho descentralizado começou no Estado com a criação dos núcleos regionais.

Em 2013 esses serviços foram ampliados aos municípios com a instituição da Rede de Educação em Saúde Coletiva no Estado. Neste ano, o trabalho teve ainda um reforço com a aprovação do Plano Estadual de Educação Permanente. Presente na abertura do evento, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a intenção em “estimular, apoiar e estar junto na formação dos núcleos municipais”.

Fonte: SES/RS.


bottom of page