top of page
Buscar

COSEMS/RS SEDIA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DO AEDES AEGYPTI NO RS


O COSEMS/RS sediou hoje, 25/09, a reunião de avaliação da situação do Aedes aegypti no RS, que contou com a presença da secretária estadual de saúde, Arita Bergmann. O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para a atividade, o Cevs convidou os 112 municípios do estado que tiveram caso autóctone de dengue confirmado em 2019 ou que estão com índice de infestação predial do inseto no nível de risco (acima de 3,9% dos imóveis vistoriados com a presença de criadouros com larvas do mosquito).

A atividade, realizada em Porto Alegre, apresentou as perspectivas da dengue, zika e chikungunya para o próximo período de sazonalidade, que inicia com a chegada do verão e vai até maio. Durante o evento foram ainda discutidas estratégias de controle do mosquito, assim como a relação com a Atenção Básica e capacitações de equipes.

O Rio Grande do Sul registrou neste ano 1.281 casos de dengue, dos quais 1.072 deles autóctones, ou seja, com a transmissão dentro do Estado. Zika e chikungunya também tiveram um caso autóctone cada confirmados no RS.


bottom of page