top of page
Buscar

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 inicia dia 19 de janeiro

Atualizado: 18 de jan. de 2022

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul.



Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através da Resolução RE n. 4.678, de 16 de dezembro de 2021, a ampliação do uso da vacina Comirnaty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos, imunizante de mRNA, clinicamente testado, aprovado, em decorrência da eficácia e segurança.


Crianças nesta faixa de idade devem fazer a vacina contra o Covid-19 acompanhadas pelos pais ou responsáveis com uma autorização por escrito.


Assim como em adultos, as comorbidades em crianças podem resultar no agravamento dos casos de infecção por COVID-19.


É seguro a vacina para crianças?

  • A vacina da Pfizer foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

  • A vacina da Pfizer por enquanto é a única aprovada para ser utilizada em crianças e adolescentes no país. Outras vacinas estão sendo testadas pelos laboratórios;

  • A vacina Comirnaty da (Pfizer/Wyeth) tem eficácia de 90% do imunizante quando aplicado neste grupo.


Aplicação das Doses de vacinas:

Os profissionais de saúde, antes de aplicarem a dose da vacina, deverão informar ao responsável que acompanha a criança sobre os principais sintomas locais esperados (dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção) e sistêmico (febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia) e que, na eventualidade de eventos adversos grave, procure imediatamente uma Unidade de Saúde indicada pelo município.


Saiba a diferença entre a vacina contra Covid para crianças e para adultos:

A primeira diferença entre as vacinas para crianças e adultos é a cor da tampa:

​Vacina com tampa laranja para crianças na faixa de 5 a 11 anos.

Vacina com tampa roxa para maiores de 12 anos.

A medida visa facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que acompanharão os pequenos nos postos de saúde.


Dosagem:

​Dosagem para crianças na faixa de 5 a 11 anos:

Dosagem maiores de 12 anos:

Dosagem Inferior a 0,2 ml da Comirnaty (Pfizer/Wyeth) que contém 10 mcg da vacina contra a COVID-19, específica para crianças entre 5 a 11 anos, aplicada por seringa (1 mL)

Dosagem de 0,3 da Pfizer

A vacinação de crianças deve ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, em ambiente acolhedor e seguro para a população.


Intervalo:

O esquema vacinal da vacina Pfizer para crianças será com duas doses, com intervalo entre a primeira e a segunda dose de oito semanas entre as aplicações, segundo recomendação do Ministério da Saúde.


Recomendação:

É recomendado que a vacina da Pfizer não seja administrada de forma concomitante com outras, mesmo que do calendário infantil.


PLANO ESTADUAL DE IMUNIZAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID19
.pdf
Download PDF • 405KB


*Aguarde orientações da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e Cosems/RS.

bottom of page