top of page
Buscar

COSEMS participa do Encontro Nacional dos pontos focais do projeto ImunizaSUS em Brasília/DF

O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Brasília. O secretário executivo do COSEMS/RS, Diego Espíndola, participou do encontro.



Representado pelo secretário executivo Diego Espíndola, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul  (COSEMS/RS) participou do Encontro Nacional dos pontos focais do projeto ImunizaSUS, realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro no Manhattan Plaza Hotel, em Brasília/DF. 


Durante o evento, Diego enfatizou a relevância do encontro e destacou a importância de projetar experiências exitosas na área da imunização, especialmente na pediatria. “No nosso estado, sofremos resistências por parte dos médicos em relação às vacinas, especialmente na pediatria. Portanto, temos que fazer um intenso movimento de conscientização, junto às entidades competentes”, disse Espíndola. 


Além disso, Diego ressaltou a parceria com o Ministério Público estadual e federal, destacando os esforços para ampliar a vacinação no estado. "Estamos articulando uma parceria também com essas instituições, com o intuito de quebrar esses paradigmas que dificultam nossas ações de imunização”, acrescentou.


O debate promovido durante o encontro foi fundamental para o projeto ImunizaSUS, conforme destacou Flávio Álvares, assessor técnico do CONASEMS e coordenador do projeto. "Estamos discutindo estratégias para fortalecer os trabalhos dos COSEMS no território, voltados para o tema da imunização. Principalmente, conversando sobre como trabalharemos para engajar os municípios e mobilizar os profissionais”, afirmou Álvares.


Além dessas iniciativas, também foi debatida a pesquisa nacional da UFMG, visando desenvolver estratégias para mobilizar os profissionais de saúde e aumentar a cobertura vacinal em todo o país. O encontro reforçou o compromisso das instituições e profissionais de saúde com a promoção da imunização e o combate a doenças evitáveis pela vacinação.



Comentarios


bottom of page