Buscar

Cosems/RS apresenta cartilha sobre Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica em Sessão Plenária

Maicon Lemos, Presidente do Cosems/RS, apresentou a cartilha “Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica” do Conasems.



Realizada na tarde da última segunda-feira (25), a XX Sessão Plenária do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) contou com a apresentação da cartilha “Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica” do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A exposição foi feita pelo vice-presidente nacional do Conasems e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos.


Em sua fala, Maicon apresentou a cartilha e comentou a importância do profissional farmacêutico nesta área. “Com a cartilha nós demonstramos a importância do profissional farmacêutico na Atenção Básica. Nosso objetivo é ampliar ao máximo a participação do farmacêutico na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Faremos isso incentivando os municípios a implantar os consultórios farmacêuticos para o profissional ter o espaço para acompanhar e orientar o uso dos medicamentos no SUS a partir de espaços qualificados”, comenta.


Para Maicon, a cartilha é importante pois “é estratégica, atual, e vem ao encontro de uma necessidade do SUS onde todos os profissionais possam dar sua participação para encurtar o tempo de atendimento e avaliação do paciente, que fica aguardando por um tempo maior do médico, mas pode ter profissionais capacitados para poder acompanhar o caso e encaminhar de forma mais ordenada o paciente para o atendimento médico.”


Por fim, o vice-presidente do Conasems reforçou e parabenizou a equipe do CRF/RS que vem fazendo um belíssimo trabalho orientando os municípios através da construção de seus planos municipais de saúde orientando o reforço da Atenção Básica e da presença do farmacêutico. “A cada farmacêutico contratado para atuar certamente estaremos trazendo mais qualidade de vida aos usuários do SUS e vamos estar demonstrando que esse profissional é um profissional qualificado e pronto para poder tocar a prevenção em saúde, coordenar grupos”, finaliza.




Cartilha: Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica

O Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica foi lançado em setembro pelo CONASEMS com objetivo de fortalecer a Assistência Farmacêutica municipal.


A partir da publicação da Política Nacional da Atenção Básica que apresenta a Assistência Farmacêutica como política essencial no cuidado ao usuário do SUS, o CONASEMS tem liderado um conjunto de iniciativas e estratégias nacionais, visando apoiar os municípios na sua implementação.


O instrumento está constituído de seis âmbitos funcionais, que apresentam 20 linhas de serviço e se estendem em 68 serviços farmacêuticos relacionados a assistência farmacêutica na Atenção Primária em Saúde. A cartilha também potencializa a importância da presença do farmacêutico nas equipes multiprofissionais da Atenção Básica apresentando esse profissional como referência na gestão das farmácias e dos serviços farmacêuticos e referência clínica na articulação do processo de cuidado no SUS.


A proposta é que essa publicação sirva como base para os dirigentes do SUS identificarem e fomentarem elementos de qualidade e os recursos necessários para o desenvolvimento e a sustentabilidade desses serviços nos municípios, assim como subsidiar o planejamento a curto, médio e longo prazo no Brasil.


Baixe a cartilha aqui!


Texto Conselho Nacional de Farmácias

49 visualizações0 comentário