top of page
Buscar

COSEMS/RS e Força Nacional do SUS (MS) nas regiões 27 e 28 - Macro Vales



O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), representado pela apoiadora Kellen Nunes, está acompanhando de perto as ações da Força Nacional do SUS nas regiões 27 e 28 de saúde. A atenção está particularmente voltada para os municípios do Vale do Rio Pardo, severamente afetados pelas inundações que começaram em 30 de abril.


Nossa região foi atingida e, desde então, identificamos uma corrente de solidariedade com muitos donativos, apoio logístico e técnico do COSEMS/RS e da CRS, relatou Kellen. A Força Nacional, com sua equipe multiprofissional, está atualmente visitando os municípios prioritários do Vale do Rio Pardo, enquanto o COSEMS/RS acompanha essas equipes, organizando reuniões híbridas e visitas presenciais para ouvir as demandas e necessidades dos municípios.


No município de Sinimbu, a Secretária de Saúde, Flavia Regina Schaefer, recebeu a equipe e destacou suas principais preocupações, especialmente relacionadas ao acesso aos grupos específicos e prioritários, além da reconstrução da unidade de saúde central, devastada pelas enchentes. Atualmente, a população está sendo atendida de forma improvisada em uma comunidade, recebendo cuidados médicos, farmacêuticos e distribuição de donativos.



Além de Sinimbu, a Força Nacional realizou reuniões híbridas com as equipes dos municípios de Vale do Sol e Candelária. Foi combinado com o município de Candelária a priorização de uma equipe de saúde para dar cobertura aos atendimentos. O município de Vale do Sol levantou questões críticas sobre o acesso às comunidades isoladas, uma preocupação compartilhada também por Sinimbu.


Essa articulação envolve colaboração com outras unidades da federação para restabelecer o acesso às estradas e pontes, essenciais para a mobilidade dos usuários e das equipes de saúde. Kellen ressaltou que a equipe está comprometida em garantir que as necessidades urgentes sejam atendidas rapidamente, apoiando os secretários(as) de saúde em suas demandas mais prementes.


O COSEMS/RS continuará acompanhando e apoiando as ações no Vale do Rio Pardo e nas regiões afetadas, reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades.

コメント


bottom of page