top of page
Buscar

GT das Especialidades de Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Traumatologia das regiões 29 e 30



O COSEMS das regiões 29 e 30 estabeleceu um grupo de trabalho de acompanhamento das respectivas especialidades: Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Traumatologia. O objetivo é qualificar e fortalecer as linhas de cuidados nessas áreas.


O processo também conta com a comissão de Secretários de Saúde dos municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Encantado, Estrela, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São Valentim do Sul e Teutônia. A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o Hospital Bruno Born estão incluídos na ação.


Nos meses de dezembro e janeiro, o GT teve dois encontros para discutir a demanda reprimida da Cardiologia e da Oncologia com todos os atores envolvidos no processo de qualificação da assistência para a provisão do cuidado na região.


O primeiro encaminhamento foi analisar os parâmetros para identificar as necessidades da região em procedimentos cardiológicos. Além disso, foi discutido o interesse em ampliar os atendimentos – identificando a possibilidade de solicitar incentivo financeiro através do programa ASSISTIR. Também foi estudado o absenteísmo nas consultas por município (GERCON) e articulação de aviso de consulta dos pacientes, entre hospital e município. Ainda foi destacado o fortalecimento da ferramenta do TelessaúdeRS e a qualificação no fluxo de encaminhamento e cuidado compartilhado entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada.


Todos os pontos ressaltados foram identificados como prioritários pelos gestores, CRS, prestador e exequíveis para suprir as lacunas da assistência. Após o desfecho da primeira análise, o GT seguirá para uma observação mais adequada da especialidade de Oncologia.

bottom of page