Buscar

Saúde da Mulher - Mês do Outubro Rosa

A saúde da mulher deve ser percebida a partir de diferentes concepções. Deve ser abordado além de aspectos biológicos do corpo feminino questões aos direitos humanos e à cidadania.


No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nos primórdios do século XX e vem cada vez mais ganhando espaço e mais importância para os cuidados da pessoa. Uma das ações que se destacam no cuidado da mulher é o Outubro Rosa um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.


A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


O Cosems/RS reforça as ações do Outubro Rosa e destaca a promoção, prevenção e recuperação da saúde da mulher além do mês de outubro no ano todo. Sempre é tempo de cuidar da saúde.


Para manter a saúde sempre em dia, nós do Cosems/RS reforçamos que é preciso se cuidar e, ao menor sinal de sintomas desconfortáveis, estar atento e procurar um médico. E foi pensando justamente em ajudar as mulheres a se cuidarem mais e melhor que listamos alguns cuidados comuns entre elas.


Câncer de mama:

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente.


Gestação:

Logo que a mulher descobre que está grávida, deve marcar seu pré-natal. Pois várias doenças podem ocorrer ou se agravar durante a gestação. Essas doenças podem ser detectadas e tratadas precocemente.


Câncer do Colo do Útero:

Mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou têm atividade sexual devem procurar a unidade de saúde para realizar a coleta do exame preventivo.


Doença Cardiovascular:

Principal causa de morte entre as mulheres. Algumas atitudes podem prevenir: dieta saudável, exercícios físicos regulares, não fumar, dormir bem.


Planejamento Familiar:

Existem vários tipos de métodos contraceptivos que são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde. Faça uma avaliação para ver qual é mais adequado para você.


Obesidade:

Pratique atividades físicas e inclua legumes, verduras e fruta na alimentação. Busque informações sobre uma vida mais saudável, e se necessário, e tratamento na sua unidade de saúde.


Para saber mais a respeito, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência.


Cuide-se!


#OutubroRosa #SaúdedaMulher #CâncerdeMama #Prevenção #sus

20 visualizações0 comentário